sábado, 11 de fevereiro de 2017

The TH Sound






O SOM DO TH EM INGLÊS

Todo brasileiro que se preze, ao aprender inglês, sente-se muito desconfortável diante do som do “th” em inglês, porque este som não existe na nossa língua. Mas na verdade, eu acho mesmo que é porque a gente se sente meio-ridículo no início, colocando a língua entre os dentes e dando aquela assopradinha básica... mas gente, não tem outro jeito!

Já ouvi pessoas dizendo, com toda confiança: “I sink...” (querendo dizer ‘I think”) ao afirmarem suas opiniões. Pode ser que um outro brasileiro o compreenda se você falar desse jeito, mas para um nativo da língua, ele vai entender o seguinte:





Porque ‘to sink’ significa afundar, e ‘to think’, pensar.
Da mesma forma, é melhor tomar cuidado com o passado: 
‘I fought’ é ‘eu lutei; ‘I taught’ é eu ensinei e ‘I sought’ é eu procurei.

Lá vai a lista desses verbos confusos e suas formas de passado simples e particípio:
Think, thought, thought – pensar
Sink, sank, sank – afundar (cuidado para não dizer ‘sank’ you very much... imagine se você fosse um nativo: como se sentiria se alguém dissesse que iria afundá-lo muito?)
Teach, taught, taught – ensinar
Fight, fought, fought – lutar
Seek, sought, sought – procurar

Não vá confundi-los! 





Algumas outras palavras em inglês que são pronunciadas desta forma – com o som da assopradinha: 
Bathroom, thing, thanks , birthday. Este som é representado foneticamente pelo símbolo ϴ - que é obtido ao se posicionar a língua entre os dentes. Para saber se você está pronunciando corretamente, siga os passos:
1- Vá para frente do espelho;
2- Tente pronunciar as palavras: think, bathroom, bath, worth, with.
3- Verifique se sua língua aparece entre os dentes; se ela não aparece, você está pronunciando errado. Sinto muito... comece outra vez. É difícil no começo, mas depois você se acostuma. Vai se sentir um pouco ridículo, mas fazer o que, não é mesmo?




Mas há uma outra maneira de pronunciar o TH em inglês, representada foneticamente pelo símbolo  ð. Neste caso, o som da palavra vibra na sua garganta; exemplos: that, those, this. A língua também é posicionada entre os dentes, mas para saber se você está falando direitinho, coloque o dedo sobre a garganta e sinta a vibração do som. Isto não acontece no primeiro caso, em palavras como think, por exemplo, onde a ponta da língua produz o som. 

Have fun in front of the mirror!






2 comentários:

  1. Esta linguinha entre os dentes sempre foi difícil para mim qdo vou arriscar meu inglês. kkkk

    ResponderExcluir