sexta-feira, 17 de março de 2017

My Way - Frank Sinatra






And now, a very beautiful song...


My Way - Frank Sinatra
Da minha maneira 

And now the end is near,
E agora, o fim está próximo
And so I face the final curtain.
E então eu encaro a cortina final
My friend, I'll make it clear,
Meu amigo, deixarei isto claro
I'll state my case, of which I'm certain.
Apresentarei minhas razões, das quais estou certo

I've lived a life that's full,
Vivi uma vida que é completa
I travelled each and every highway.
Viajei por toda e cada estrada
And more, much more than this,
E mais, muito mais do que isso,
I did it my way.
Eu o fiz da minha maneira

Regrets I've had a few,
Arrependimentos, eu tive alguns
But then again too few to mention.
Mas novamente, poucos demais para serem mencionados
I did what I had to do,
Fiz o que tinha que fazer
And saw it through without exemption.
E o avaliei sem isenções

I planned each chartered course,
Planejei cada caminho traçado
Each careful step along the by way.
Cada passo cuidadoso pelo caminho 
And more, much more than this,
E mais, muito mais do que isso
I did it my way.
Eu o fiz  da minha maneira

Yes,
Sim,
There were times,
Houve tempos
I'm sure you knew,
Tenho certeza de que você soube,
When I bit off more than I could chew.
Em que eu me sobrecarreguei demais

But through it all, when there was doubt,
Mas através de tudo isso, quando havia dúvidas,
I ate it up, and spit it out.
Eu comi tudo e cuspi fora
I faced it all, and I stood tall,
Eu encarei tudo, e permaneci de cabeça erguida
And did it my way.
E o fiz  da minha maneira

I've loved, I've laughed, and cried,
Amei, sorri, chorei,
I've had my fill, my share of losing.
Tive minha porção, minha parcela de perdas
And now, as tears subside,
E agora, quando as lágrimas cedem,
I find it all so amusing.
Eu acho tudo tão divertido

To think I did all that,
Pensar que fiz tudo isso
And may I say, not in a shy way.
E poderia dizer, não de uma maneira tímida,
Oh no, oh no, not me
Oh, não, oh, não, não eu
I did it my way.
Eu o fiz da minha maneira

For what is a man, what has he got,
Pois o que é um homem, o que ele tem
If not himself, then he has not
Se não a si mesmo, então ele não tem
To say the things he truly feels,
Que dizer as coisas que ele realmente sente
And not the words of one who kneels.
E não as palavras de um que se ajoelha

The record shows,
Os registros mostram
I took the blows
Eu levei os golpes
And did it my way.
E o fiz  da minha maneira

Yes, it was my way.
Sim, foi da minha maneira.





Vamos olhar com mais cuidado para algumas expressões que aparecem na letra:

...I did it my way - Eu o fiz da minha maneira. A palavra 'way' significa caminho, maneira, modo.


...and so I face the final curtain - "The final curtain" aqui faz referência Às cortinas de um teatro, quando a peça termina. O cantor se refere ao fim de uma jornada - quem sabe, o fim da vida.

..I'll state my case - Apresentar suas razões para fazer algo, defender-se. 
Exemplos: This is a good opportunity to state your case. Esta é uma boa oportunidade para você se explicar.

...I saw it through - to see something through significa examinar algo a fim de avaliar. (Quando alguém veste uma roupa transparente, por exemplo, podemos dizer: "A see-through blouse> Uma blusa transparente, que quando alguém está usando, deixa ver o que está além dela, do outro lado.)  Exemplo:
They can see through double standards far more easily than we could > Eles podem examinar/ visualizar as coisas bem mais facilmente do que nós podíamos- (Linguee dictionary)

...I bit off more than I could chew - Literalmente, significa morder mais do que você pode mastigar. Ou seja: encher a boca de tal forma, que mastigar fica difícil. Esta expressão idiomática serve para ser usada naquelas situações em que nós nos ocupamos demais e assumimos mais tarefas do que podemos cumprir. 
To bite, bit, bitten - morder   -    to chew, chewed, chewed - mastigar.

...I stood tall - Literalmente, ficar de pé alto. Na nossa língua, a expressão correspondente é manter a cabeça erguida
Exemplo: Australian surfers can stand tall again this year as we have another world tittle. > Os surfistas australianos podem orgulhar-se (ficarem de cabeça erguida) novamente este ano já que temos outro título mundial. )Linguee Dictionary)


Gostou?

Então ouça mais uma vez. E mais outra. E de novo... cante junto!











Nenhum comentário:

Postar um comentário