segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como Escolher um Curso de Inglês?







Como instrutora de ensino e professora de inglês, já atuei em vários cursos e uma escola. Tive que aprender a utilizar e aplicar corretamente as metodologias dos cursos nos quais trabalhei, e eis o que eu percebi:


👇


-Metodologias, por melhores que sejam, não se adaptam a todos os alunos. Um exemplo disto, é a grande evasão de alunos após o primeiro semestre de curso. Pessoas têm vivências diferentes, e aprendem de maneiras diferentes. Não é possível adaptar todos os alunos a uma metodologia que seja rígida e inflexível.

-O número de alunos em uma sala de aula influencia positiva ou negativamente o desempenho dos alunos. O ideal, é que o número máximo seja de 12 alunos, mas existem cursos que têm vinte ou mais alunos em uma turma, dividindo um tempo de aula de cinquenta minutos a uma hora. Nada produtivo.







Mas como escolher um curso de inglês?


😕

-Alguns cursos oferecem a opção de o aluno em potencial poder assistir a uma aula demonstrativa juntamente com uma turma. Ali ele poderá julgar por si mesmo a eficiência da metodologia, a capacitação do professor e se ele se sente confortável no método ou não. 

-Desconfie de promessas de aprendizado rápido e sem esforço. Ninguém fala inglês fluente em uma semana, ou em alguns meses. E além de falar, é necessário compreender o que é dito, e isso leva tempo, estudo e muitos exercícios de audição e vocabulário.

-Faça perguntas! Pesquise na internet, tente conversar com pessoas que fizeram ou fazem o curso que você está pesquisando, enfim, informe-se bastante!




-Faça uma avaliação de custo/benefício. Alguns cursos oferecem um material caríssimo, e tentam forçar a permanência do aluno através da venda de vários módulos de estudo de uma só vez, que o aluno é obrigado a comprar a fim de entrar no curso. Ou seja: se você compra o pacote todo, do livro 1 até o último, e paga um bom dinheiro por ele, é menos provável que você desista no meio do caminho. 

-Já no curso, se você não se sentir confortável em uma turma, peça para mudar! Algumas pessoas não se sentem confortáveis entre alunos muito mais jovens ou muito mais velhos do que elas, o que pode deixá-las constrangidas. Já estive em turmas com diferenças de idade entre os alunos, e não vi problemas, de um modo geral; mas alguns alunos não gostam, preferindo estar entre pessoas da mesma faixa etária.

-Não aceite ficar em uma turma que esteja muito mais avançada ou muito menos avançada que você. No primeiro caso, você não conseguirá acompanhar o grupo, e se sentirá frustrado; no segundo caso, você ficará entediado. Exija ser colocado em um grupo que tenha mais ou menos o mesmo nível que você.

Para entender um pouco melhor, cursos de inglês são negócios e precisam obter lucros; a maioria deles só começa uma turma após juntar no grupo um certo número de alunos; assim, pela necessidade de se abrir novas turmas, muitas vezes o desnível de conhecimento entre os alunos é ignorado, e eles são forçados em um grupo que é mais avançado ou menos avançado do que o nível certo para eles.

-A escolha de um curso é algo muito pessoal, e deve ser feita com muito cuidado. Avalie suas necessidades e objetivos, e pense bem se o curso escolhido estará à altura de suas expectativas.

Faça uma boa escolha, and...   good luck! 😉





Nenhum comentário:

Postar um comentário